13 março 2010

Bem vind@s!

              



























Para concretizar a idéia é preciso começar, e escolhemos o dia 13 de março de 2010 para dar início as atividades.... 
     Enfeitamos a casa, fizemos bolo e pipoca, organizamos algumas atividades e estava pronta a festa para receber, pela primeira vez, a comunidade do Soares.
      Antes do horário marcado começavam a chegar as primeiras pessoas: vovós com seus netos e crianças, muitas crianças, não mais que de repente, o terraço estava lotado, eram crianças de todas as idades......
Extasiados de felicidades começamos a conversar...
        Forramos o tecido amarelo no chão, espalhamos as tintas, os pincéis e propusemos um desenho coletivo daquilo que eles mais gostavam de ver, fazer e desenhar. A princípio todos estavam tímidos, mas aos poucos foram se soltando e, em pouco tempo, havia crianças em volta de todo o tecido, cada um pintando uma casa, uma flor, uma árvore, um coração.....
        Outras continuavam olhando atentamente os desenhos dos colegas... sem entender ao certo o que estava acontecendo. E pouco a pouco muitos desenhos foram surgindo até que não havia mais espaço, o tecido antes amarelo estava agora todo colorido. No final, cada um teve a oportunidade de falar e mostrar seu desenhos e juntas, as muitas mãozinhas coloridas, levaram o painel para secar ao sol.  
     Após o livre exercício de desenhar e colorir, realizamos uma brincadeira, muito comum no nordeste, o quebra panela. Uma alegria só, todos queriam colocar a venda nos olhos para tentar acertar a bola, uma deliciosa confusão.
    A primeira foi rapidamente derrubada e todos correrão ao chão em busca de uma bala, a outra bola também foi logo atingida..... e logo estavam todos felizes com a divertida brincadeira  e suas doces balas coloridas. Depois, servimos um lanche: pipoca, bolo e refrigerante.
     Para comemorar o nosso maravilhoso encontro naquela ensolarada tarde de sábado, dançamos juntos uma enorme e linda ciranda, ao pôr do sol, e como já dizia a música.....

“Esta ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todos nós.....”
        
       Dançamos, dançamos, e nos juntamos novamente para o encerramento. Foi lindo terminar a tarde vendo tantas crianças sorridentes e felizes por terem vivido um dia diferente daquilo que estavam habituadas.....foi divertido. 
        Juntamos todos e conversamos sobre a proposta do Instituto Casa do Sol: um espaço para ser utilizado conjuntamente pela comunidade, como um local produtivo, de encontros, onde é possível realizar tudo aquilo que desejamos, desde que de forma coletiva e organizada, contando com a participação e o envolvimento de todos. E encerramos com um convite para um breve encontro, no dia seguinte, para a organização de um primeiro calendário de atividades.
         E aos poucos as crianças, jovens, adultos e idosos foram se despedindo e seguindo para suas casas.....e nós, idealizadores do Instituto Casa do Sol, não cabíamos em nós mesmos de tanta felicidade, um início esplêndido!!!!! Foram lançadas as sementes sobre a terra fértil!!!























Um comentário:

  1. Qualquer coisa que seu coração desejar acontecerá …

    Muitos dizem que sonhos são besteiras, mas esses também não acreditam na mágica do amor, não ficam felizes com aquele brilho cativante nos olhos de uma criança que ainda acredita em Papai Noel. Muitos não sabem que sonhos se constituem de sentimentos, não de pensamentos. Poucos sabem que a essência dos sonhos está no coração e não na mente. Felizes são aqueles capazes de arriscar, mesmo em meio ao medo pra que a chance de seus sonhos se tornarem reais seja não apenas uma em um milhão, mas sabendo que quando seu coração está nos seus sonhos, todo o universo conspira pra que um milhão se torne um… Um sonho… Um sentimento… Um olhar… Um coração batendo acelerado pela graça de ver a fantasia se tornar real.

    Vamos sonhar!!
    Viva o Instituto Casa do Sol!!!

    Elisângela Barbosa.( Danda)

    ResponderExcluir